Sobre a Unreal Engine

Unreal Engine é um motor de jogo desenvolvido pela Epic Games. Usado pela primeira vez em 1998 no jogo de tiro em primeira pessoa Unreal, ele tem sido a base de muitos jogos desde então, incluindo Unreal Tournament, Deus Ex, Turok, Tom Clancy's Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas, America's Army, Red Steel, Gears of War, BioShock, BioShock 2, Tactical Ops: Assault on Terror, Borderlands, Destroy All Humans! Path of the Furon, Mirror's Edge, Batman: Arkham Asylum, Section 8 e muitos outros. Embora usada inicialmente para jogos de tiro em primeira pessoa, ela tem sido usada com sucesso em uma grande variedade de gêneros de jogos.

Seu núcleo é escrito em C++, dando ao motor, um alto grau de portabilidade, suportando muitas plataformas, incluindo Microsoft Windows, Linux, Mac OS e Mac OS X, além dos consoles Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3 e Wii.

A ferramenta, chamada Unreal Development Kit (UDK) é a versão completa da Unreal Engine, porém numa versão gratuita e educacional. Esta foi criada para incentivar os desenvolvedores de jogos independentes, por isso, ela possuí uma licença de uso que permite ao desenvolvedor pagar apenas pelo lucro produzido pelo game lançado.

Com o Unreal Development Kit (UDK) é possível reproduzir texturas com altíssima fidelidade, iluminação e sombreamento dinâmico com apurada penumbra (variante em tempo real conforme posição do personagem em relação às estruturas dos cenários), sangramento e interposição de cores frias (de acordo com a temática de cada game), movimentação e deslocamento de líquidos (água) e sólidos em terrenos diversos, ambientes passíveis de maior destruição física e inteligência artificial apurada que analisa e responde segundo reação do jogador durante as partidas.

O Curso

O foco do curso é transmitir ao aluno sólidos fundamentos sobre o Unreal Development Kit (UDK). Abordando temas de desenvolvimento de ambientes que vão desde: edição de cenário, personagens, armas, efeitos, sistemas de partículas, triggers, terrenos, tecnologia 3d, integração com captura de movimentos, inteligência artificial, edição de imagens, vídeos, e outros. Além de abordar vários tópicos de direção de arte.

Composto por inúmeras video-aulas o curso possuí uma estrutura robusta para garantir ao aluno o máximo aprendizado inclusive contando com o suporte do nosso fórum exclusivo para alunos, onde estes podem tirar as suas dúvidas com o instrutor além de entrar em contato com os outros participantes do curso.

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Ao final do curso o aluno:cd-rom

  • Recebera um certificado para comprovar que o mesmo participou do curso.*
  • Um CD-ROM com todo o conteúdo do curso, exemplos e media em formato de apostilas eletrônicas.
  • Acesso vitalício (permanente) ao conteúdo do curso concluído.

Mesmo após a conclusão do curso todo o conteúdo permanece acessível, de forma que sempre que preciso, possam ser feitas consultas e re-leitura de qualquer uma das aulas ou dos assuntos abordados.

* O certificado não é reconhecido pelo MEC ou qualquer outra instituição governamental.

Suporte

O Instrutor do curso se compromete a prestar suporte por 4 horas semanais, distribuídos em pelo menos dois dias da semana , via Messenger, até 15 dias após o encerramento do curso. Os matriculados também terão acesso a um Fórum Exclusivo durante o decorrer do curso, onde o instrutor responderá as suas dúvidas.

Terminado o período de suporte, os mesmo poderão postar eventuais dúvidas, ou buscar aprimoramentos, no fórum da UDK na UniDev.com.br, onde o Instrutor, os moderadores ou até mesmo usuários poderão prestar esclarecimentos.

Pré-Requisitos

A UDK possuí uma interface visual que será explanada durante o curso. Dessa forma não é necessária prévia experiência com desenvolvimento de jogos, pois o mesmo se inicia a partir de um nível bem simples, explicando detalhadamente cada conceito.

A Grade

Aula1: O mercado de games

Mercado nacional:
- produtoras,
- cursos técnicos,
- e curso de graduação/pós.

Mercado Internacional:
- produtoras,
- estúdios,
- cursos técnicos e curso de graduação/pós.

Unreal Engine:
- games feitos em Unreal,
- Unreal Engine x Mercado e
- Unreal Engine x outras engines.

Aula2: Principais profissões do mercado.

Visão Geral:
- software 3d,
- editor de imagem,
- editor de som,
- editor de vídeo,
- captura de movimentos,
- programação e
- engine.

Aula3: Conceitos

Conceitos de 3d:
- vértices,
- arestas,
- facas e
- polígonos.
- Tipos de iluminação:
- - luz focal,
- - luz ambiente e
- - luz solar.
- Teoria de cores:
- - frias,
- - quentes,
- - neutras,
- - pasteis.

Conceitos de áudio:
- efeitos sonoros,
- trilha sonora e
- som ambiente.

Aula4: Primeiros passos

Site UDK:
- recursos, cases de sucesso, documentação, licença, comunidade, notícias e download.

Overview UDK:
- Janelas, manipulação de cubo, gerenciador de elementos, aplicação de materiais.

Edição:
- Iluminação
- - adicionando e manipulando luz local, compilando e jogando.
- Manipulando materiais:
- - edição de faces.
- Modelos 3d
- - adicionando e manipulando modelos 3d.
- Módulos de visualização.
- Configurações
- - layout de Janelas, navegação e teclas de atalho.

Aula5: Produzindo ambientes fechados

Edição de cubos:
- tamanho, vértices, arestas e faces.
- sala, corredores, diferentes formatos.

Detalhes:
- aplicando materiais e
- adicionando iluminação.

Aula6: Trabalhando com modelos

Modelos 3d:
- adicionando,
- redimensionando,
- rotacionando,
- posicionando,
- aplicando skin,
- conversão 2d para 3d, e
- produzindo escadas,
- demais propriedades.

Aula7: Trabalhando com materiais e terrenos

Produzindo materiais:
- texturas,
- simples,
- compostos,
- avançados.

Terrenos:
- vértices,
- faces,
- e diversas deformações.
- vegetação, pedras, rochas, etc.

Aula8: Sistema de partículas:

Criando partículas simples:
- exemplos,
- diferentes efeitos e reações.

Partículas compostas:
- neve,
- energia,
- fogo,
- chuva,
- laser e
- eletricidade.

Diversos:
- volumes (ausência de gravidade total ou parcial),
- nevoa,
- veículos,
- iluminação ambiente dinâmica,
- efeitos sonoros,
- teletransporte,
- atmosfera,
- itens/armas/diversos,
- elevador e
- comandos.

Malha líquida:
- líquidos,
- variações,
- gotas e
- demais propriedades.

Aula9: Integração e Gatilhos

Integração:
- 3d Max com Unreal,
- Maya com Unreal,
- câmeras,
- npc,
- npcs e
- efeitos de câmera.

Sensores:
- portão,
- elevador,
- iluminação e
- interface.

Ação e reação:
- portão/barras/tiros,
- conversão,
- estruturas.

O Instrutor

O instrutor do curso, Edward Silva Filho possuí bacharelado em ciências computação, atua a mais de 20 anos na área de tecnologia e informática. É Produtor de games além de autor do livro Produzindo Games com Unreal Engine da editora Ciência Moderna.

Screen Shots

Abaixo imagens de algumas aplicações desenvolvidas com a UDK:

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