Sobre

O Blitz3D é uma das mais poderosas ferramentas para criação de jogos já criada. Possui a sintaxe Basic e tem suas funcionalidades gráficas baseadas em DirectX. É a ferramenta ideal para desenvolvimento de jogos, aplicativos gráficos, simuladores e realidade virtual para pequenas empresas, projetos de baixo custo, desenvolvedores autônomos, ou para iniciantes. thing1

O Blitz3D pode ser resumido em três conceitos:

  • Fácil
  • Poderoso
  • Versátil

Ele encapsula DirectX e fornece uma interface simples e intuitiva para manipular essa poderosa API. Dessa forma, você pode criar aplicativos surpreendentes com poucas linhas de código e sem perder a versatilidade. Ele possui uma excelente curva de aprendizagem, sendo que com apenas algumas horas de dedicação você será capaz de criar aplicações de altíssima qualidade.

As aplicações construídas nessa ferramenta possuem altíssima qualidade gráfica e incrível escalabilidade. Dessa forma é possível construir jogos muito grandes, com cenários complexos e com incrível qualidade.

Apesar de ser muito fácil, o Blitz3d não é um maker, é uma linguagem. Ao usar essa ferramenta, você terá total liberdade para criar qualquer tipo de aplicação, como, por exemplo, controlar modelos 3d vértice a vértice. Além de possuir uma grande quantidade de recursos, ele ainda pode ter o seu potencial expandido por meio de adição de Dlls construídas em C++.

Física

O Blitz3D possui suporte a colisões de objetos 3d dos tipos “Esfera X Esfera”, “Esfera X Mesh”, “Esfera X Cubo”, “Mesh X Mesh” e por triângulos. Essas colisões também podem gerar efeitos físicos automáticos, como parar, deslizar ou deslizar em relação ao ângulo posicional. Para imagens, possui colisões normais ou por pixel.

Existem várias ferramentas de mercado e gratuitas que se integram perfeitamente ao Blitz3D, como as Dll de Física Newton, Tokamak, Ode, etc.

Mídias Externas

Possui suporte nativo aos modelos 3D dos tipos “.3ds”, “.b3d”, “.x” e “.md2” além dês cenários “.bsp”. Aceita imagens dos tipos “.bmp”, “.jpg” e “.png”. Suporta vídeo nos formatos “.avi”, “.mpeg” e “.gif”. Os formatos de áudio suportados são “.wav”, “.mp3”, “.raw”, “.ogg”, “.mod”, “.s3m”, “.xm”, “.it”, “.midi”, “.rmi”, “.mp2”, “.wma” e “.asf”.

Esse suporte pode ser incrementado via dll.

Jogos Multiplayer

Existe suporte para criação de jogos multiplayer, em rede ou web, por meio de três meios diferentes: Protocolo UDP, Protocolo TCP/IP e por meio do DirectPlay. Os recursos de UDP e TCP/IP dão a liberdade para implementar qualquer tipo de aplicação, como por exemplo, chats, suporte a atualizações, FTP, posts, gets, etc. Com possibilidade de conectar centenas de jogadores, criando ate mesmo ambientes massivos.

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Aplicações Exemplo

Na página oficial do Blitz3D você pode conferir as mais de 50 páginas de ScreenShots de projetos desenvolvidos em Blitz3D. Confira o altíssimo nível de qualidade de qualidade dos mesmos no link abaixo!

http://www.blitzbasic.com/gallery/gallery.php

Requisitos Mínimos de Sistema

Processador 500 MHz

Placa aceleradora de Vídeo

Sistema Operacional: Windows 98/ME/2000/XP

Directx 7.0

O Curso

Se você nunca programou na vida ou nunca desenvolveu um jogo, esse curso é para você! Mas se você já tem experiência em programação ou desenvolvimento de jogos, com certeza esse é o curso definitivo que você estava procurando!

UDCO é um sistema de cursos on-line divididos em um determinado número de aulas, acompanhadas do texto, em formato de apostila, e quando necessários, códigos fonte de exemplos aplicando o que foi mostrado durante a aula.
Estas aulas serão disponibilizadas periodicamente, podendo durar de alguns dias a uma semana, dependendo do seu tamanho e grau de dificuldade.

Todas as dúvidas relacionadas ao curso "deverão" ser postadas no fórum do curso, uma vez que a dúvida de um aluno poderá ser a mesma de outro e, assim o instrutor do curso se encarregará de responder a todas as perguntas.  Todas elas ficarão gravadas no fórum, para que possam ser visualizadas por qualquer aluno sempre que preciso. O aluno que tiver dúvidas quanto ao funcionamento do Curso, deverão informar a UniDev através do Atendimento On-line (disponível no site) ou no e-mail

A proposta educacional desse curso está elaborada de forma a propiciar uma rápida e fácil absorção dos conteúdos propostos, mas sem deixar de lado a quantidade e a qualidade de temas. Assim, você terá em mãos um material de ótima qualidade, de fácil compreensão e muito rico em conteúdo.

O curso está dividido em 4 partes lógicas: lógica de programação, programação, desenvolvimento 2d e desenvolvimento 3d. Dessa forma, por meio do curso os alunos terão uma rica fundamentação teórica e práticas de todos os aspectos que envolvem o processo de desenvolvimento de jogos, desde uma introdução a programação até conceitos super avançado de desenvolvimento de jogos 3D. Assim estarão aptos a desenvolver qualquer tipo de jogo e ingressar nesse mercado bilionário.

Ciente das dificuldades de se encontrar material de estudo sobre o assunto, elaboramos uma grande quantidade de elementos teóricos e práticos. São 259 programas de exemplo e 3 jogos completos (dois jogos 2d e um 3d), todos com arquivos fonte e mídias disponíveis para download.

O primeiro jogo completo é desenvolvido no decorrer dos estudos de programação. Enquanto aprende a parte teórica das funcionalidades da ferramenta, o estudante vai colocando em prática esses conceitos na construção de um jogo 2D do avião F15. Os outros dois jogos são mais complexos e são dedicados a eles capítulos a parte para serem desenvolvidos passo a passo.

Ao final do curso o aluno:cd-rom

  • Recebera um certificado para comprovar que o mesmo participou do curso.*
  • Um CD-ROM com todo o conteúdo do curso, exemplos e media em formato de apostilas eletrônicas.
  • Acesso vitalício (permanente) ao conteúdo do curso concluido.

Mesmo após a conclusão do curso todo o conteúdo permanece acessível, de forma que sempre que preciso, possam ser feitas consultas e re-leitura de qualquer uma das aulas ou dos assuntos abordados.

* O certificado não é reconhecido pelo MEC ou qualquer outra instituição governamental.

Suporte

O Instrutor do curso se compromete a prestar suporte por 4 horas semanais, distribuídos em pelo menos dois dias da semana , via Messenger, até 15 dias após o encerramento do curso. Os matriculados também terão acesso a um Fórum Exclusivo durante o decorrer do curso, onde o instrutor responderá as suas dúvidas.

Terminado o período de suporte, os mesmo poderão postar eventuais dúvidas, ou buscar aprimoramentos, no fórum do BlitzBasic da UniDev, onde o Instrutor, os moderadores ou até mesmo usuários poderão prestar esclarecimentos

Requisitos

Para fazer o curso não é necessário adquirir o Blitz3D. Todos os programas de exemplo executam na versão Demo do programa, que é disponibilizado gratuitamente no site da empresa. Apenas o jogo 3d completo, elaborado no ultimo módulo do curso não roda na versão Demo.

O Blitz3D é uma ferramenta extremamente fácil e os jogos abordados possuem física e matemática muito simples. Dessa forma é possível ingressar no curso com um conhecimento mínimo desses conceitos. Não é necessária prévia experiência com programação, pois o mesmo se inicia a partir de um nível bem simples, explicando detalhadamente cada conceito. Todos os conceitos presentes nos programas e nos jogos são discutidos no curso e possuem exemplos de utilização.

A Grade

1. LOGICA DE PROGRAMAÇÂO

  • Lógica
  • Seqüência lógica
  • Lógica da programação
  • Instruções
  • Algoritmos
  • Programas
  • Psedocódigo
  • Construção de algoritmos
  • Estrutura dos algoritmos
  • Diagramas de bloco
  • Do algoritmos ao código fonte
2 . PRIMEIROS PASSOS
  • O Poder do Blitz3D
  • Baixando o Blitz3D
  • O primeiro programa
  • O comando Text
  • Adicionando títulos
  • Comentários
  • A primeira aplicação 2d
  • A primeira aplicação 3d
  • Variáveis
  • Debug
  • Inputs de teclado
. PROGRAMAÇÃO: PARTE I
  • Operadores matemáticos
  • O condicional If
  • Meu primeiro jogo
  • Operadores relacionais
  • Condicionais
  • Operadores lógicos
  • Loops
  • Funções
4 . PROGRAMAÇÃO: PARTE II
  • Types
  • Listas
  • Usando Types para dinamizar um jogo
  • Interagindo com o jogador
  • Controlando Jogos com mouse
  • Joysticks
  • Persistência
  • Criando sistema de escores
  • Inclusão de arquivos
  • Upgrade no Jogo F15
5 . JOGOS 2D
  • Primitivas
  • Sons
  • Imagens
  • Máscaras
  • Imagens Animadas
  • Animações com 2 câmeras
  • Animações com 4 câmeras
  • Animações com 8 câmeras
  • Colisões
  • Scrolling
  • Horizontal Scrolling
  • Vertical Scrolling
  • Double Scrolling
  • Parallax Scrolling

6. DESKTROY: jogo 2d completo

  • Requisitos funcionais
  • Requisitos de mídias
  • Elaboração de mídias
  • Designer do projeto
  • Diagramas de classe
  • Implementação
  • Testes
  • Minhas Fontes
 7. JOGOS 3D
  • Introdução
  • Modo Gráfico
  • Primitivas
  • Texturização
  • Cenários com primitivas
  • Transformações
  • Modelos 3D
  • Modelos Animados
  • Modelos Md2
8. JOGOS 3D: Parte II
  • Colisões
  • Cenários
  • Terrenos
  • Câmeras
  • Iluminação
  • Sprites
  • Pivot
  • Som3d
  • Fazendo a câmera seguir o personagem
  • Colisões com o cenário
  • Escadas e rampas
  • Gravidade
  • Saltar
  • Atirar
  • Controle de Armas
  • Controle do processo
  • Skydome
  • Empacotando o Jogo
  9. HELL: jogo 3d completo
  • Desenvolvimento passo a passo de um FPS completo

O Instrutor

O instrutor do curso possui pós-graduação em Engenharia de Software e mais de 17 anos de experiência em desenvolvimento de softwares. Desenvolve aplicações, presta consultoria e treinamento para empresas nas áreas de Engenharia de Software, aplicações multimídia, computação gráfica, realidade virtual, aplicativos cad e jogos. Já desenvolveu projetos em dez linguagens de programação diferentes.

Screen Shots

Abaixo imagens de algumas das aplicações desenvolvidas durante o curso:

Aplicações 2D

                   

 

Jogo 2D desenvolvido durante a teoria de programação

 

Jogo 2D completo desenvolvido no curso

                    

 

Aplicações 3D

                  

                      

                      

                      

 

Jogo 3D completo desenvolvido no curso 

                    

                    

                    

                    

 

 

 

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